quinta-feira, 21 de junho de 2012

Os dez Mitzivot (Mandamentos).


(Shemot/Êxodo 19:20-25; 20:1-17)
Passado o terceiro mês, desde a saída de Mitzrayim/Egito, Mosheh conduziu o povo de Refidin, até a encosta do Monte Sinai, para ali acamparem.
Foi então que YHWH pediu a Mosheh para subir ao monte, pois queria que ele entregasse ao povo de Israel algumas de Suas Mitzvot / Mandamentos, porque, depois de muitos anos vivendo no Egito, eles haviam se afastado de YHWH e  precisavam reaprender as Suas Mitzvot. Mas, o que são Mitzvot / Mandamentos? São Leis; instruções que se desobedecidas nos afastam de YHWH e de Suas brachot.
Mosheh desceu do Monte Sinai trazendo 2 Tábuas contendo os Dez Ditos de Elohim. Reuniu o povo e começou a falar:- "assim disse Elohim: 'Meu povo, Eu Sou YHWH, Seu Elohim. Tirei vocês do Egito, a terra onde vocês eram escravos. Não adorem outros elohim. Não façam imagens ou escultura, nem do que está em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhem diante delas, nem as adorem, pois Eu Sou YHWH e não permito outros elohim. Eu castigo aqueles que Me rejeitam, até os seus filhos, netos, bisnetos e trinetos. Mas, sou bondoso com os que Me amam e observam as Minhas Mitzvot, e abençôo os seus descendentes por milhares de gerações. Não usem o Meu nome sem o respeito que ele merece; pois Eu não os desculparei. Guardem o Shabat, que é um dia sagrado. Vocês têm seis dias na semana para trabalharem; mas, o Sétimo dia da semana é o Dia do Descanso, dedicado a Mim, YHWH, seu Elohim. Não trabalhem nesse dia, nem deixem que os outros trabalhem por vocês; nem os seus animais, nem os seus empregados.
Em seis dias eu, YHWH, fiz os céus, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no Sétimo Dia descansei. Foi por isso que Eu, YHWH, abençoei o Shabat e o separei para ser um dia especial. Respeitem o seu pai e a sua mãe, para que vocês vivam muito tempo na terra que vou dar a vocês. Não assassinem. Não cometam adultério. Não roubem. Não falem mentira contra ninguém. Não queiram para si o que é de outra pessoa. Nem a sua mulher, nem os seus empregados, ou seus animais ou qualquer outra coisa que seja dela'."
E o povo ouviu atentamente as palavras de Mosheh e temeu tudo o que YHWH disse pela  boca dele.

1 - Não terás outro elohim além de YHWH. 2 - Não farás imagem de escultura.
3 - Não tomarás o nome de YHWH teu Elohim em vão.
4 - Lembra-te do dia do Shabat, para o santificar.
5 - Honra a teu pai e a tua mãe.
6 - Não matarás.
7 - Não adulterarás.
8 - Não furtarás.
9 - Não dirás falso testemunho.
10 - Não cobiçarás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário