quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Conselho de YITRÓ (Jetro).


(Shemot/Êxodo 18:13 a 27)
Seguindo viagem, Mosheh e o povo acamparam ao pé do Monte onde YHWH havia falado com Mosheh e dado a incumbência de liderar o povo até a Terra Prometida.

Certo dia, chegou ao acampamento um visitante inesperado - Yitró, o sogro de Mosheh, trazendo consigo a esposa de Mosheh (Tziporah) e seus dois filhos, Gherson e Eliézer. Mosheh ficou muito contente ao vê-los, afinal,Yitró tinha levado seus netos e filha, para que Mosheh pudesse trabalhar sem preocupações.

Yitró ficou encantado com tudo que tinha ouvido falar a respeito das maravilhas que o Eterno havia feito no meio do Seu povo, e Mosheh aproveitou para lhe contar tudo em detalhes. "Baruch HaShem/Bendito seja YHWH" — Exclamou Yitró!

Todavia, Mosheh não pode ficar mais tempo com sua família e sogro e, no dia seguinte, retomou o seu árduo trabalho em conduzir o povo. A uma certa distância, Yitró ficou observando como Mosheh se desgastava,  atendendo a uma interminável fila de israelitas, que vinham tomar conselhos todos os dias sobre seus problemas e desentendimentos que tinham uns com os outros. Naquela mesma noite, inconformado com o interminável trabalho de Mosheh, Yitró lhe perguntou:-  "Mosheh, por quê você passa do dia inteiro atendendo toda essa gente?

Mosheh lhe respondeu:- "O que posso fazer?  Tenho de ser juíz para julgar as suas causas e ainda ensinar-lhes a Torah/Lei de YHWH.

E Yitró respondeu:- "Mosheh, se continuar assim, você vai ficar esgotado e as pessoas estressadas por ficarem tanto tempo na fila, esperando para falarem com você.  Não está certo, isso!  Você precisa de ajuda, Mosheh".
Escute o que vou te dizer:- "arranje pessoas capazes;  homens de confiança, que sejam obedientes a YHWH. Deixe-os encarregarem-se de resolver as causas mais simples. Eles trarão a você, somente, os casos mais difíceis e graves para que  julgue".
Mesmo sendo um grande líder, Mosheh teve humilde suficiente para seguir o bom conselho de seu sogro Yitró e fez tudo conforme ele lhe dissera.
Escolheu homens respeitáveis para o ajudarem no trabalho de orientar e ensinar os israelitas e se despediu de seu sogro, que voltou para sua terra, feliz, por ter podido ajudar Mosheh com um bom conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário