Vayetsê começa com
Yaacov (Jacó) fugindo de Esav (Esaú) e deixando a casa dos pais para viajar a
Charan, onde ficará com seu tio Lavan (Labão). Ao passar a noite no local onde
no futuro seria o Templo Sagrado, D'us aparece a Yaacov no sonho de uma escada
descendo do céu até a terra, na qual anjos sobem e descem. Do topo da escada,
D'us promete a Yaacov que seus descendentes herdarão a Terra de Israel.
Na sua chegada em Charan, após rolar uma
imensa pedra da boca do poço da cidade para que os pastores do lugar pudessem
dar água aos rebanhos, Yaacov encontra a filha de Lavan, Rachel, e concorda em
trabalhar para seu pai por sete anos a fim de conseguir sua mão em casamento.
Quando finalmente chega a noite do casamento, Lavan engana Yaacov, substituindo
Rachel pela sua filha mais velha, Lea. Após esperar uma semana, Yaacov casa-se
também com Rachel, mas não antes de ser forçado a cumprir mais sete anos de trabalho.
Nos anos que se seguem Rachel permanece
estéril, enquanto Lea dá à luz a seis filhos e uma filha, e Bilá e Zilpá (as
criadas de Rachel e Lea, respectivamente) cada uma tem dois filhos de Yaacov.
Finalmente Rachel tem um filho, Yossef. Yaacov torna-se muito rico durante sua
estadia com Lavan, amealhando um grande rebanho, mesmo enquanto Lavan
continuamente tenta enganá-lo por todos os vinte anos de sua permanência.
Após aconselhar-se com suas esposas, Yaacov e
a família fogem de Lavan, que o persegue e o enfrenta, aborrecido por Yaacov
ter ido embora sem se despedir, e arrogantemente afirmando que Yaacov roubou
seus ídolos. Após Lavan infrutiferamente procurar os ídolos (que Rachel
escondeu, sem que Yaacov soubesse, para impedir o pai de adorá-los), Yaacov e
Lavan entram em uma acalorada discussão. Finalmente assinam um acordo,
prometendo permanecer em paz, e a porção se encerra quando eles se separam.
Durante sua ida da casa
de seus pais em Bersheva à casa de Lavan em Charan, Yaacov acampa para passar a
noite num local que mais tarde chamará de Bet El. A Torá declara que ele pegou
algumas pedras, colocou-as ao redor da cabeça, e foi dormir (Bereshit 28:11).
Rashi observa que as pedras serviram para proteger Yaacov dos animais
selvagens, esta explicação apresenta uma dúvida: por que Yaacov não camuflou
todo seu corpo com pedras? Por que rodeou apenas a cabeça?
A viagem de Yaacov de Bersheva a Charan pode
ser entendida como um modelo para a jornada da vida. Que todos comecemos nossa
vida em Bersheva, um lar caloroso e acolhedor, e mais ainda, um oásis para o
crescimento moral e espiritual. Chega a hora, entretanto, quando o cordão
umbilical é cortado e devemos enfrentar o mundo "real" com todos seus
desafios e obstáculos. A palavra Charan está associada à palavra hebraica
charon, que significa "raiva". É uma metáfora para o mundo em geral,
onde o materialismo luta com a espiritualidade e "enfurece" D'us.
Yaacov sabia que se envolveria em assuntos
mundanos e materiais. Ele, e nós também, não temos outra escolha senão fazê-lo.
Entretanto, ele resolveu proteger-se para não ficar obcecado e envolvido nestes
assuntos, pois eles levam a um comportamento imoral e decadente.
Yaacov desejava expor
suas mãos e pés a Charan, mas não sua cabeça. Fisicamente ele faria tudo que
fosse necessário para funcionar e mesmo ter sucesso no mundo secular, repleto
de animais de todas as formas e tamanhos, mas sua paixão e amor
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