domingo, 20 de maio de 2012

CASAMENTO JUDAICO – PARTE 2


A sugestão de ordem de culto que se segue é baseada nos costumes de casamento dos tempos bíblicos e sua adaptação moderna. Assim como muitas das tradições e costumes, uma pessoa deve adaptar a cerimônia para encaixá-las às convicções pessoais e aos desejos da noiva e do noivo. Sobre tudo, que a característica de sua fé em Yeshua possa ser claramente vista nesta bela cerimônia.
Ao estabelecer a cerimônia, os seguintes suplemento serão necessários.
1. Kiddush taça de vinho
2. Vinho Kosher ( suco de uva numa garrafa)
3. Uma taça para ser quebrada, enrolada num guardanapo de pano
4. Ketubah
5. Huppah
6. Kippot branco (solidéu) para os homens
A ordem do culto é a seguinte:
O cântico da Ketubah
Este documento é para ser assinado por ambos noiva e noivo antes de começar a cerimônia principal. Da mesma forma, o líder Messiânico e duas testemunhas ( a critério dos noivos) devem assinar. Um grupo pequeno de família e amigos deve ser convidado para assistir o momento das assinaturas. Para a verdadeira, Ketubah
é recomendado uma Messiânica ( ver a Conclusão para informação em como obter-se uma); contudo, uma Ketubah tradicional ou uma habitual pode ser redigida se for desejada.
Música do Prelúdio
Pode incluir qualquer musica instrumental ou vocal que a noiva ou o noivo desejarem.
Processional
Normalmente, o líder Messiânico tomará o lugar no final da parte da huppah (o qual deveria ser uma plataforma elevada), seguido pelas testemunhas e o cortejo nupcial. Os homens se alinham ao lado esquerdo da huppah visto do ângulo da audiência, as mulheres ao lado direito.
Chamada ao Noivo
Quando o noivo começa sua marcha, o líder messiânico diz:
Barukh habah b’shem Adonai.
Bendito é aquele que vem em nome do Senhor.
O noivo é escoltado pelos seus pais até a frente da huppah. Depois de lhes darem um beijo ou um abraço de despedida, os pais se assentam enquanto o noivo permanece em pé em frente da huppah, olhando para a nave de entrada.
Chamada a Noiva
Antes da noiva começar sua marcha, o líder messiânico deve dizer:
B’rukhah haba a b’shem Adonai.
Bendita é aquela que vem em nome do Senhor.
(O noivo pode ler Provérbio 31: 10-18 enquanto a noiva começa sua marcha ala à dentro.)
A noiva é levada pelos seus pais até que ela chegue em frente da huppah, frente ao noivo. A esta altura, a noiva pode circundar o noivo três vezes enquanto o líder messiânico lê e explica a passagem de Oséias 2: 19.
Quando a noiva termina os círculos, ela dá o braço ao noivo enquanto eles dão um passo à frente para baixo da huppah. Eles ficam de frente para o líder messiânico que diz:
Mi adir al hakol. Mi baukh al hakol. Mi gadol al hakol. Hu y’vareykh er he’khatan vét há’kalah.
Ele que é supremamente poderoso, Ele que é supremamente louvado; Ele que é supremamente grande – que Ele possa abençoar este noivo e noiva.
O Discurso do Líder Messiânico
Desde que muitos dos casamentos messiânico são assistidos por uma multidão variada, incluindo muitos amigos não messiânicos, este é um tempo oportuno para o líder messiânico fazer algumas observações introdutórias apropriadas. É mais importante e proveitoso esclarecer que esta é uma cerimônia Messiânica e exatamente o que isto significa. Muitos dos costumes serão familiares para os convidados judeus; entretanto, o casal de noivos também escolheu expressar a conexão com a Nova Aliança, desde que esta é uma expressão de sua própria fé em Yeshua o Messias. No caso de casamentos mistos ( por exemplo, judeu com judeu não cristão), pode ser um testemunho lindo para explicar que o cônjuge gentio também ama a Bíblia/ costume judaico por que eles são consistentes com a sua fé.
Depois da observação introdutória do líder messiânico, uma oração pessoal de abertura pode ser oferecida para pedir a benção de Deus para esta ocasião festiva. Ela é seguida por um sermão pequeno que dirigindo alguns pontos relacionados ao casamento. Esta é uma oportunidade perfeita para incorporar qualquer verso preferido das Escrituras.
A taça Eyrusin
Uma pessoa escolhida pelo noivo enche a primeira taça de vinho e o líder messiânico diz: Barukh atah Adonai, eloheynu melék haólam, borey p’ri há’gafen. Amém.
Bendito és Tu, O’ Senhor nosso D-us, Rei do universo que criou o fruto da vinha. Amém.
(A benção adicional maior pode ser usada se desejada. Veja acima.)
A pessoa escolhida entrega a primeira taça de vinho ao noivo que dá um gole e à sua noiva um gole.
Os Votos
A esta altura, o líder messiânico diz:
(Nomes do noiva e da noiva) vão agora trocar os votos tradicionais do casamento. E por assim fazerem, eles irão abertamente comprometerem-se a si mesmos um ao outro; compartilhando as mesmas alegrias, mesmas dores, e seja o que for que D- us traga às suas vidas juntos.
Há basicamente três opções para a cerimônia; os votos tradicionais em português, os votos personalizados em português e os votos tradicionais em Hebraico. Os votos tradicionais em português são lidos pelo líder messiânico, primeiro para o noivo:
(Nome do noivo), você pela sua própria vontade e consentimento toma esta mulher (nome da noiva) para ser sua legítima esposa deste dia em diante, para o melhor, para o pior, para a riqueza, para a pobreza, na doença e na saúde, para viverem juntos seguindo os mandamentos santos de D-us? Você a amará, a confortará, a honrará, a acalentará, a manterá, e abandonando todas as outras, unindo-se somente a ela, enquanto ambos viverem?
O noivo diz, “Sim”.
O líder messiânico diz para a noiva:
(Nome da noiva), você pela sua própria vontade e consentimento toma este homem (nome do noivo) para ser seu legítimo esposo deste dia em diante, para o melhor, para o pior, para a riqueza, para a pobreza, na doença e na saúde, para viverem juntos seguindo os mandamentos santos de Deus? Você o amará, o honrará, o inspirará, o acalentará, e o manterá, e abandonando todos os outros, unindo-se somente a ele, enquanto ambos viverem?
A noiva diz, “Sim”.
O líder messiânico pergunta, “Que símbolos você tem para estes votos?” A dama de honra dá as alianças para o líder Messiânico, que diz:
Desde os tempos mais remotos a aliança tem sido o símbolo de união do amor. É feita de ouro puro para simbolizar amor puro. Sendo um círculo inquebrável, ela simboliza um amor infindável. Tantas vezes quanto um de vocês virem estes círculos de ouro, que vocês possam ser lembrados deste momento importante e do amor infindável que vocês prometeram.
O líder messiânico lidera o noivo a dizer as bençãos hebraicas enquanto o noivo coloca a aliança no dedo da noiva:
Harey at m’kudeshet li b’taba ‘at zu k’dat Moshe v ‘Yisrayel.
Com esta aliança você está unida comigo em concordância com a Lei de Moisés e de Israel.
Se desejado, uma frase Messiânica pode ser adicionada no final de cada sentença:
…b’sehm Há ‘Av, Yeshua Há ‘Mashiakh, v’Ruakh Há ‘Kodesh.
… no nome do Pai, Yeshua o Messias, e do Espírito Santo.
Na tradição judaica, o homem é o único que é requerido dizer a benção da aliança. Entretanto, à mulher as vezes é permitido dizer a mesma benção em português para a sua parte na cerimônia.
O líder messiânico agora proclama:
Desde que vocês têm prometido o amor de vocês um pelo outro diante de Deus e destas testemunhas, e trocados estes símbolos de amor genuíno, eu por deste meio anuncio, pela virtude da autoridade vestida em mim, que vocês agora são marido e mulher, para viverem juntos até que a morte os separe. O que D-us tem unido, nenhum homem separe.
Até este momento da cerimônia, um número de música especial tem sido incluído algumas vezes para ajudar a todos refletirem no significado da ocasião.
Leitura da Ketubah
O líder messiânico pode explicar o simbolismo da ketubah e pode na verdade ler o texto como uma declaração dos valores deste novo casal de nubentes.
A taça Nissuin
O padrinho escolhido pelo noivo enche a segunda taça de vinho. O líder messiânico explica o simbolismo espiritual associado ao costume, especialmente à luz da fé do Messias. O líder messiânico canta o sheva b’rakho ( as sete bençãos”) em Hebraico (refere a Scherman, Edição Rabínica do Concílio da América do Rolo de Arte Sidur – veja a bibliografia – ou qualquer uma outra sidur tradicional) Depois que o Hebraico é cantado, o líder messiânico lê a tradução em Português:
1. Abençoado és Tu, Ó Senhor Nosso D-us, Rei do universo, que criou todas as coisas para Tua glória, Amém.
2. Abençoado és Tu, Ó Senhor Nosso D-us, Rei do universo, criador do homem. Amém.
3. Abençoado és Tu, Ó Senhor nosso D-us, Rei do universo, que criou o homem a tua imagem, a tua semelhança, e preparou para ele, de si mesmo uma eterna alma. Abençoado és Tu, Ó Senhor, criador do homem. Amém.
4. Possa Sião que era estéril ser excessivamente feliz e exulte, quando suas crianças se ajuntarem no interior dela com alegria. Abençoado és Tu, Ó Senhor, que fez Sião feliz através de seus filhos. Amém.
5. Ó faça estes companheiros amados grandemente a se alegar, como Tu alegremente fizestes no passado tuas criaturas no jardim do Éden. Abençoado és Tu, Ó Senhor, que fez o noivo e a noiva se alegrarem. Amém.
6. Abençoado és Tu, Ó Senhor nosso D-us, Rei do universo, que criou prazer e regozijo, noivo e noiva, alegria e exaltação, satisfação e deleite, amor, fraternidade, paz e confraternização. Que em breve seja ouvido nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, as vozes de prazer e regozijo, a voz do noivo e a voz da noiva, as jubilantes vozes dos noivos do dossel deles, e de jovens das suas canções de festas. Abençoado és Tu, Ó Senhor, que fez o noivo se alegrar com sua noiva. Amém.
7. Abençoado és Tu, Ó Senhor nosso D-us, Rei do universo, que criou o fruto da vinha. Amém.
O padrinho escolhido pelo noivo dá a ele a taça de vinho enquanto ele e a noiva tomam um gole.
Conclusão
O líder Messiânico deveria dar uma breve explicação do costume de quebra da taça. Poderia ser bem em alertar também a multidão ao tradicional grito de “Mazel Tov”, o qual vem imediatamente depois do noivo quebrar a taça. No momento exato, o noivo é exortado quebrar a taça. O noivo e a noiva podem se beijar, e é apropriado que o líder Messiânico conclua o culto com um momento de oração de pessoas sobre as pessoas.
No final da oração, o casal se volta para o auditório quando o líder messiânico diz: “É o meu privilégio de apresentar a vocês o Sr. e a Sra. (Sobrenome do marido)”. Nesta altura, muitas vezes, começará a ser tocada os sons alegres da música tradicional de casamento (uma comum é Od Yishama, de Jeremias 33). Os padrinhos dos noivos marcham de volta pela nave principal num recessional na ordem oposta que entraram.
Agora em a vez da recepção o que , num bom estilo judaico, deveria ser a simcha (celebração) Mazel Tov! Que os lindos costumes do casamento judaico possam sempre
lembrar aos crentes em Yeshua da breve volta do seu noivo, Yeshua o Messias.
                                                                                                                         Profeta:Cristian Sarmento

Nenhum comentário:

Postar um comentário