quarta-feira, 23 de maio de 2012

Calendário Judaico


Domingo, 20 Maio, 2012
28 Iyar, 5772

Ômer: 43º dia - Chessed sheb'Malchut


Nesta Data:
Falecimento de Samuel (877 AEC) 

O Profeta Samuel (932-877 AEC) foi uma das figuras mais importantes na história judaica; nossos Sábios o descrevem como equivalente a Moshê e Aharon combinados. Samuel foi o último dos Shofetim (“Juízes”) que lideraram o povo de Israel nos quatro séculos entre o falecimento de Yehoshua e o estabelecimento da monarquia, e autor dos livros bíblicos de “Juízes”, “Samuel” e “Ruth”.
Samuel nasceu no ano 2830 (931 AEC), depois que sua mãe estéril Chana rezou por um filho no Santuário em Shiló e implorou: “Ó Senhor das hostes… se deres um filho a esta Tua serva, eu o dedicarei a D'us todos os dias de sua vida…” (Samuel I - 1:11). Aos dois anos, sua mãe o levou a Shiló em cumprimento da promessa, onde ele foi criado por Eli, o Sumo Sacerdote; pouco depois, Samuel teve sua primeira comunicação profética (descrita em Samuel I - 3). Em 890 AEC, Samuel sucedeu Eli como líder do povo judeu.
Após dez anos sob a orientação de Samuel, o povo fez um pedido a ele: “Aponte para nós um rei… como todas as outras nações ao nosso redor.” Samuel desaprovou este pedido, acreditando que o povo de Israel deveria sujeitar-se somente a D'us e não a qualquer rei mortal; porém D'us o instruiu a atender ao pedido do povo. Samuel então ungiu (879 AEC) Shaul como o primeiro rei de Israel. Quando Shaul desobedeceu a D'us durante a guerra contra Amalek, Samuel proclamou David como o rei legítimo no lugar de Shaul.
Pouco depois Samuel faleceu aos 54 anos, em seu local de nascimento, Ramá, nas colinas de Judah, em 29 de Iyar de 2884 (877 AEC).

Jerusalém é Libertada (1967)
A Cidade Velha de Jerusalém e o Monte do Templo foram libertados durante a Guerra dos Seis Dias em 1967. O dia é marcado em Israel como “Dia de Jerusalém”.

Leis e Costumes:
Conte “Quarenta e Quatro Dias do Ômer” esta noite
Amanhã é o 44º dia da Contagem do Ômer. Como no calendário judaico o dia começa ao anoitecer do dia anterior, contamos o Ômer para amanhã hoje à noite, após o anoitecer. "Hoje são 44 dias, que fazem seis semanas e 2 dias do Ômer. (Se você perder a contagem esta noite, pode contar o Ômer durante todo o dia de amanhã, mas sem a bênção precedente).
A Contagem de 49 dias do Ômer refaz a jornada espiritual de sete semanas dos nossos antepassados, do Êxodo ao Sinai. A cada noite recitamos uma bênção especial e contamos os dias e semanas que passaram desde o Ômer; o 50º dia é Shavuot, a festa que celebra a Outorga da Torá no Sinai.

Sefirá desta noite: Gevura sheb'Malchut – "Restrição na Receptividade"

Os ensinamentos da Cabalá explicam que há sete "Atributos Divinos" – Sefirot – que D'us assume para Se relacionar com nossa existência: Chessed, Guevurá, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malchut (Amor, Força, Beleza, Vitória, Esplendor, Fundação e Soberania). No ser humano, criado à imagem de D'us, as sete sefirot estão espelhadas nos sete "atributos emocionais" da alma humana: Bondade, Restrição, Harmonia, Ambição, Humildade, Conexão e Receptividade. Cada um dos sete atributos contém elementos de todos os sete – i.e., "Bondade na Bondade", "Restrição na Bondade", "Harmonia na Bondade", etc. – perfazendo um total de quarenta e nove traços. A Contagem de 49 Dias do Ômer é, portanto, um processo de 49 etapas de auto-refinamento, com cada dia devotado à "retificação" e aperfeiçoamento de uma das 49 sefirot.


Segunda-feira, 21 Maio, 2012
29 Iyar, 5772

Ômer: 44º dia - Gevurah sheb'Malchut

Nesta Data:
Jerusalém é libertada (1967) 

A Cidade Velha de Jerusalém e o Monte do Templo foram libertados durante a Guerra dos Seis Dias em 1967. O dia é marcado em Israel como "Dia de Jerusalém".

Leis e Costumes:
Conte “Quarenta e Cinco Dias do Ômer” esta noite
Amanhã é o 45º dia da Contagem do Ômer. Como no calendário judaico o dia começa ao anoitecer do dia anterior, contamos o Ômer para amanhã hoje à noite, após o anoitecer. "Hoje são 45 dias, que fazem seis semanas e 3 dias do Ômer." (Se você perder a contagem esta noite, pode contar o Ômer durante todo o dia de amanhã, mas sem a bênção precedente).
A Contagem de 49 dias do Ômer refaz a jornada espiritual de sete semanas dos nossos antepassados, do Êxodo ao Sinai. A cada noite recitamos uma bênção especial e contamos os dias e semanas que passaram desde o Ômer; o 50º dia é Shavuot, a festa que celebra a Outorga da Torá no Sinai.

Sefirá desta noite: Tiferet sheb'Malchut – "Harmonia na Receptividade"

Os ensinamentos da Cabalá explicam que há sete "Atributos Divinos" – Sefirot – que D'us assume para Se relacionar com nossa existência: Chessed, Guevurá, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malchut (Amor, Força, Beleza, Vitória, Esplendor, Fundação e Soberania). No ser humano, criado à imagem de D'us, as sete sefirot estão espelhadas nos sete "atributos emocionais" da alma humana: Bondade, Restrição, Harmonia, Ambição, Humildade, Conexão e Receptividade. Cada um dos sete atributos contém elementos de todos os sete – i.e., "Bondade na Bondade", "Restrição na Bondade", "Harmonia na Bondade", etc. – perfazendo um total de quarenta e nove traços. A Contagem de 49 Dias do Ômer é, portanto, um processo de 49 etapas de auto-refinamento, com cada dia devotado à "retificação" e aperfeiçoamento de uma das 49 sefirot.


Terça-feira, 22 Maio, 2012
1 Sivan, 5772

Ômer: 45º dia - Tifferet sheb'Malchut

Nesta Data:
As Aguas do Dilúvio Diminuem (2105 AEC)
150 dias após as chuvas cessarem no Grande Dilúvio, as águas que cobriam a terra se acalmaram e começaram a diminuir à razão de um cúbito a cada quatro dias (Bereshit 8:3; Rashi, ibid. Veja também “O dia de hoje na História Judaica para 17 de Cheshvan). 

Acampamento no Sinai (1313 AEC)
A 1º de Sivan de 2448 (1313 AEC), seis semanas depois do Êxodo do Egito, os Filhos de Israel chegaram ao Monte Sinai e acamparam ao pé da montanha "como um homem, com um só coração", em preparação para o recebimento da Torá. Neste dia, porém, Moshê "não lhes disse nada, por causa do cansaço da jornada". 

Corach é Engolido pela Terra (1312 AEC)
Corach, que liderou uma rebelião contra a liderança de Moshê e Aharon, teve o seu fim quando milagrosamente “o chão se abriu por baixo deles… E a terra abriu sua boca, e os engoliu, e suas casas, e todos os homens que se ligavam a Corach, e todas as suas posses” (Bamidbar 16:31-32).

Os Judeus de Worms são Massacrados (1096)
Ao final de uma semana em que um grupo de judeus se refugiou num castelo local em Worms, Alemanha, os cruzados os massacraram durante suas preces matinais. (Veja em “O dia de hoje na História judaica” para Iyar 8).

Leis e Costumes:
 
Observâncias de Rosh Chôdesh 

Hoje é Rosh Chodesh (Cabeça do Mês) para Sivan Porções especiais são acrescentadas às preces diárias: Hilel (Tehilim 113-118) – em sua forma "parcial" – após a prece matinal Shacharit, e a prece Yaaleh V'yavo é acrescentada à Amidá e às Graças Após as Refeições; a prece adicional Mussaf é recitada (quando Rosh Chodesh é no Shabat, adições especiais são feitas ao Mussaf do Shabat). Tachanun (confissão dos pecados) e preces similares são omitidas.
Muitos têm o costume de marcar Rosh Chodesh com uma refeição festiva e reduzida atividade de trabalho. Este costume prevalece entre as mulheres, que têm uma afinidade especial com Rosh Chodesh – o mês é o aspecto feminino do Calendário Judaico.

Conte "Quarenta e Seis Dias do Ômer" esta noite
Amanhã é o 46º dia da Contagem do Ômer. Como no calendário judaico o dia começa ao anoitecer do dia anterior, contamos o Ômer para amanhã hoje à noite, após o anoitecer. "Hoje são 46 dias, que fazem seis semanas e 4 dias do Ômer." (Se você perder a contagem esta noite, pode contar o Ômer durante todo o dia de amanhã, mas sem a bênção precedente).
A Contagem de 49 dias do Ômer refaz a jornada espiritual de sete semanas dos nossos antepassados, do Êxodo ao Sinai. A cada noite recitamos uma bênção especial e contamos os dias e semanas que passaram desde o Ômer; o 50º dia é Shavuot, a festa que celebra a Outorga da Torá no Sinai.

Sefirá desta noite: Netzach sheb'Malchut – “Ambição na Receptividade”

Os ensinamentos da Cabalá explicam que há sete "Atributos Divinos" – Sefirot – que D'us assume para Se relacionar com nossa existência: Chessed, Guevurá, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malchut (Amor, Força, Beleza, Vitória, Esplendor, Fundação e Soberania). No ser humano, criado à imagem de D'us, as sete sefirot estão espelhadas nos sete "atributos emocionais" da alma humana: Bondade, Restrição, Harmonia, Ambição, Humildade, Conexão e Receptividade. Cada um dos sete atributos contém elementos de todos os sete – i.e., "Bondade na Bondade", "Restrição na Bondade", "Harmonia na Bondade", etc. – perfazendo um total de quarenta e nove traços. A Contagem de 49 Dias do Ômer é, portanto, um processo de 49 etapas de auto-refinamento, com cada dia devotado à "retificação" e aperfeiçoamento de uma das 49 sefirot.


Quarta-feira, 23 Maio, 2012
2 Sivan, 5772

Ômer: 46º dia - Netzach sheb'Malchut

Nesta Data:
O Povo Escolhidas (1313 AEC)
Dia 2 de Sivan é marcado no Calendário Judaico como Yom HaMeyuchas (Dia de Distinção); foi neste dia que D'us disse a Moshê – quando Moshê subiu ao Monte Sinai pela primeira vez – para dizer ao povo de Israel: "Vocês serão Meu tesouro escolhido dentre todas as nações, pois toda a terra é Minha. Vocês serão para Mim um reino de sacerdotes e uma nação sagrada" (Shemot 19:4-6).

As Forças de Defesa Israelense (IDF) Capturam as Colinas do Golan (1967) 

Até a Guerra dos Seis Dias, o exército sírio foi alocado em fortificações nas Colinas do Golan, das quais eles repetidamente bombardeavam os assentamentos israelenses abaixo. No quinto dia da guerra, o Exército Israelense irrompeu na frente síria. Enfrentando condições topográficas bastante difíceis, eles escalaram as Colinas íngremes. O Corpo de Engenharia livrou o trajeto de minas, seguido por tratores que nivelaram uma rota para os tanques na superfície rochosa. Após mais de 24 horas de lutas pesadas, a formação dos sírios entraram em colapso e bateram em retirada.
Leis e Costumes: 
Conte "Quarenta e Sete Dias do Ômer" esta noite
Amanhã é o 47º dia da Contagem do Ômer. Como no calendário judaico o dia começa ao anoitecer do dia anterior, contamos o Ômer para amanhã hoje à noite, após o anoitecer. "Hoje são 47 dias, que fazem seis semanas e 5 dias do Ômer." (Se você perder a contagem esta noite, pode contar o Ômer durante todo o dia de amanhã, mas sem a bênção precedente).
A Contagem de 49 dias do Ômer refaz a jornada espiritual de sete semanas dos nossos antepassados, do Êxodo ao Sinai. A cada noite recitamos uma bênção especial e contamos os dias e semanas que passaram desde o Ômer; o 50º dia é Shavuot, a festa que celebra a Outorga da Torá no Sinai.

Sefirá desta noite: Hod sheb'Malchut –"Humildade na Receptividade"

Os ensinamentos da Cabalá explicam que há sete "Atributos Divinos" – Sefirot – que D'us assume para Se relacionar com nossa existência: Chessed, Guevurá, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malchut (Amor, Força, Beleza, Vitória, Esplendor, Fundação e Soberania). No ser humano, criado à imagem de D'us, as sete sefirot estão espelhadas nos sete "atributos emocionais" da alma humana: Bondade, Restrição, Harmonia, Ambição, Humildade, Conexão e Receptividade. Cada um dos sete atributos contém elementos de todos os sete – i.e., "Bondade na Bondade", "Restrição na Bondade", "Harmonia na Bondade", etc. – perfazendo um total de quarenta e nove traços. A Contagem de 49 Dias do Ômer é, portanto, um processo de 49 etapas de auto-refinamento, com cada dia devotado à "retificação" e aperfeiçoamento de uma das 49 sefirot.


Quinta-feira, 24 Maio, 2012
3 Sivan, 5772

Ômer: 47º dia - Hod sheb'Malchut

Nesta Data:
Os Judeus se Preparam para Receber a Torá (1313 AEC)
Em 3 de Sivan, D'us instruiu Moshê a “estabelecer limites para o povo em redor, dizendo: ‘Guardai-vos de subir ao monte ou tocar em seu limite…’” (Shemot 19:10-12) em preparação para a Outorga da Torá três dias depois. Até hoje, assinalamos os “Três Dias de Hagbalá” (‘Limites’) que levou à Outorga da Torá em 6 de Sivan. 

Vespasiano Captura Jericó (68 EC)
Em seus avanços rumo à destruição de Jerusalém, o Imperador Romano Titus Flavius Vepasianus captura Jericó e massacra todos os seus habitantes.

Leis e Costumes:
Começam os Três Dias de "Hagbalá"
Hoje começam os três dias de preparação para a Festa de Shavuot, conhecidos como "Três Dias de Hagbalá"; em algumas comunidades, as práticas de luto do período do Ômer, como não realizar casamentos ou cortar o cabelo, agora estão suspensas. Foi neste dia que D'us ordenou a Moshê para "cercar (hagbel) a montanha e santificá-la" em preparação para a Outorga da Torá a 6 de Sivan.

Conte "Quarenta e Oito Dias do Ômer" esta noite 
Amanhã é o 48º dia da Contagem do Ômer. Como no calendário judaico o dia começa ao anoitecer do dia anterior, contamos o Ômer para amanhã hoje à noite, após o anoitecer. "Hoje são 48 dias, que fazem seis semanas e 6 dias do Ômer." (Se você perder a contagem esta noite, pode contar o Ômer durante todo o dia de amanhã, mas sem a bênção precedente).
A Contagem de 49 dias do Ômer refaz a jornada espiritual de sete semanas dos nossos antepassados, do Êxodo ao Sinai. A cada noite recitamos uma bênção especial e contamos os dias e semanas que passaram desde o Ômer; o 50º dia é Shavuot, a festa que celebra a Outorga da Torá no Sinai.

Sefirá desta noite: Yesod sheb'Malchut – "Conexão na Receptividade"

Os ensinamentos da Cabalá explicam que há sete "Atributos Divinos" – Sefirot – que D'us assume para Se relacionar com nossa existência: Chessed, Guevurá, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malchut (Amor, Força, Beleza, Vitória, Esplendor, Fundação e Soberania). No ser humano, criado à imagem de D'us, as sete sefirot estão espelhadas nos sete "atributos emocionais" da alma humana: Bondade, Restrição, Harmonia, Ambição, Humildade, Conexão e Receptividade. Cada um dos sete atributos contém elementos de todos os sete – i.e., "Bondade na Bondade", "Restrição na Bondade", "Harmonia na Bondade", etc. – perfazendo um total de quarenta e nove traços. A Contagem de 49 Dias do Ômer é, portanto, um processo de 49 etapas de auto-refinamento, com cada dia devotado à "retificação" e aperfeiçoamento de uma das 49 sefirot.


Sexta-feira, 25 Maio, 2012
4 Sivan, 5772


Ômer: 48º dia - Yesod sheb'Malchut

Nesta Data:
Moshê escreve a primeira parte da Torá (1313 AEC)
Em 4 de Sivan de 2448 (1313 AEC) – dois dias antes da revelação no Monte Sinai – Moshê escreveu os primeiros 68 capítulos da Torá, de Bereshit até a Outorga da Torá em Shemot 19 (Shemot 24:4; Rashi ibid.).

Conversão Forçada em Clermont (576)
Uma multidão, acompanhada pelo bispo de Clermont-Ferrand, na França, destruiu a sinagoga local por completo. O bispo então informou os judeus que ele, como bispo, somente podia ter um rebanho, e a menos que estivessem dispostos a adotar o Cristianismo, deveriam deixar a cidade. Quinhentos judeus foram forçados a ser batizados e o restante deles fugiu para Marselha. 

Os Judeus Retornam à Espanha (1481)
O Papa Sisto IV instruiu os bispos locais de que todos os judeus que tinham fugido da Inquisição Espanhola (Veja em “O dia de hoje na História Judaica” para 7 de Adar) deveriam ser enviados de volta para a Espanha.

Massacres de Chmielnitzki (1648)
rebelião dos cossacos contra o governo polonês na Ucrânia, sob a liderança de Bogdan Chmielnitzki (que seu nome seja obliterado), começou em 4 de Sivan de 5408 da Criação (1648 EC). Em sua marcha sangrenta atravez da Ucrânia, Volhynia, Podolia, na própria Polônia e na Lituânia, o exército camponês de Chmielnitzki massacrou entre 100.000 e 300.000 judeus. Trezentas comunidades judaicas foram destruídas.

Leis e Costumes:
Conte "Quarenta e Nove Dias do Ômer" esta noite 
Amanhã é o 49º dia da Contagem do Ômer. Como no calendário judaico o dia começa ao anoitecer do dia anterior, contamos o Ômer para amanhã hoje à noite, após o anoitecer. "Hoje são 49 dias, que fazem sete semanas do Ômer." (Se você perder a contagem esta noite, pode contar o Ômer durante todo o dia de amanhã, mas sem a bênção precedente).
A Contagem de 49 dias do Ômer refaz a jornada espiritual de sete semanas dos nossos antepassados, do Êxodo ao Sinai. A cada noite recitamos uma bênção especial e contamos os dias e semanas que passaram desde o Ômer; o 50º dia é Shavuot, a festa que celebra a Outorga da Torá no Sinai.

Sefirá desta noite: Malchut sheb'Malchut – "Receptividade na Receptividade" e também "Soberania em Soberania"

Os ensinamentos da Cabalá explicam que há sete "Atributos Divinos" – Sefirot – que D'us assume para Se relacionar com nossa existência: Chessed, Guevurá, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malchut (Amor, Força, Beleza, Vitória, Esplendor, Fundação e Soberania). No ser humano, criado à imagem de D'us, as sete sefirot estão espelhadas nos sete "atributos emocionais" da alma humana: Bondade, Restrição, Harmonia, Ambição, Humildade, Conexão e Receptividade. Cada um dos sete atributos contém elementos de todos os sete – i.e., "Bondade na Bondade", "Restrição na Bondade", "Harmonia na Bondade", etc. – perfazendo um total de quarenta e nove traços. A Contagem de 49 Dias do Ômer é, portanto, um processo de 49 etapas de auto-refinamento, com cada dia devotado à "retificação" e aperfeiçoamento de uma das 49 sefirot.

http://www.chabad.org.br/datas/calendario/imagens/vela.gifAcendimento das velas de Shabat


Shabat, 26 Maio, 2012
5 Sivan, 5772

Ômer: 49º dia - Malchut sheb'Malchut

Leitura da Torá: 
Parashat Bamidbar

Nesta Data:
Reuven Encontra Mandrágoras (1568 AEC)
O incidente envolvendo as mandrágoras (dudaim) as quais Reuven, o filho mais velho de Yaacov, encontrou no campo “durante a época da colheita de trigo” – relatado em Bereshit 30:14-18 – ocorreu em 5 de Sivan do ano 2197 da Criação (1568 AEC).

Os Judeus aceitam a Torá (1313 AEC)
Neste dia Moshê fez um pacto com o povo judeu ao pé do Monte Sinai, quando o povo declarou: "Tudo que D'us falou, faremos e escutaremos" (Shemot 24:7) comprometendo-se a observar os mandamentos da Torá (faremos) e esforçar-se para compreendê-los (escutaremos), enquanto prometiam "fazer" antes de 'escutar". 

Rabinos são Queimados em Praça Pública (1728 EC)
Neste dia os rabinos Chayim e Yehoshua Reitzes foram torturados e queimados em Lvov, Polônia, após terem sido acusados de tentar convencer um apóstata a retornar ao Judaísmo.

Leis e Costumes:
Ética dos Pais: Capítulo 6
Em preparação para a Festa de Shavuot, estudamos um dos seis capítulos da Ética dos Pais do Talmud (Avot) na tarde de cada um dos seis Shabatot entre Pêssach e Shavuot; este Shabat, sendo o anterior a Shavuot, estudamos o Capítulo Seis. (Em muitas comunidades – e este é o costume Chabad – o ciclo de estudo é repetido durante o verão, até o Shabat anterior a Rosh Hashaná.)

Estudo de Tora durante toda a noite
O Talmud relata que quando veio para dar a Torá ao povo de Israel na manhã de 6 de Sivan, Ele os encontrou dormindo. (Os mestres chassídicos explicam que era uma tentativa de se conectarem com o seu ser subconsciente e transcendente em preparação para receber a Divina sabedoria). Para retificar este lapso, passamos toda a primeira noite de Shavuot estudando Torá. O tradicional programa de estudos Ticun Leil Shavuot (Retificação para a Noite de Shavuot) inclui os versículos de abertura e de encerramento de cada livro da Torá Escrita (Tanach), todo o Livro de Ruth, as seções de abertura e encerramento de cada tratado do Talmud, uma lista das 613 mitsvot e trechos selecionados do Zohar e outras obras cabalistas.


Domingo, 27 Maio, 2012
6 Sivan, 5772

1º dia de Shavuot


Nesta Data:
A Torá é outorgada (1313 AEC) 

A 6 de Sivan do ano 2448 da Criação (1313 AEC), sete semanas após o Êxodo, D’us revelou-Se no Monte Sinai. Todo o povo de Israel (600.000 homens e suas famílias), bem como as almas de todas as futuras gerações de judeus, ouviram D’us declarar os primeiros dois dos Dez Mandamentos, e testemunharam a comunicação dos outros oito, de D’us para Moshê. Depois da revelação, Moshê subiu à montanha por 40 dias, para receber o restante da Torá de D’us. No Sinai, D’us rescindiu o “decreto” e “dividiu” (gezeirá) o que estava valendo desde o segundo dia da Criação, separando o espiritual e o físico em dois mundos herméticos; a partir daí, “os reinos superiores poderiam descer até os reinos inferiores, e o inferior poderia subir até o mais elevado.” Assim, nasceu a “mitsvá” – um ato físico que, pelo fato de ter sido ordenado por D’us, traz a Divindade até o mundo.

Falecimento de David (837 AEC)
David, descendente de Yehuda, filho de Yaacov e de Ruth, uma moabita convertida ao Judaísmo, foi ungido Rei de Israel por Shemuel em 878 AEC; todos os futuros reis legítimos de Israel eram descendentes de David, como será Mashiach, que “restaurará o reino de David à sua antiga glória”.
David lutou por muitos anos, derrotando os inimigos de Israel e assegurando a expansão de suas fronteiras; ele conquistou Jerusalém, adquiriu o Monte do Templo de seu proprietário Iebusita, e preparou o alicerce para o Templo Sagrado (que foi construído por seu filho, o Rei Shelomô). David atuou como líder do Sanhedrin e foi a mais destacada autoridade de Torá em sua geração; é também o “doce cantor de Israel”, que compôs o Livro dos Salmos (Tehilim). O Rei David faleceu a 6 de Sivan de 837 AEC, aos 70 anos.

Judeus de Colônia são Martirizados (1096 EC) 
Durante a Primeira Cruzada, os judeus de Colônia, Alemanha, preferiram ser mortos a se converter ao Cristianismo. Isso ocorreu, durante as primeiras cruzadas, onde muitos judeus tiveram a opção de serem mortos ou batizados, A maioria daqueles que se converteram continuou a praticar o Judaísmo em segredo e, um ano depois, recebeu permissão de Henrique IV a retornar abertamente ao Judaísmo.

O Besht (1760) 
Em 1734, Rabi Israel Báal Shem Tov (Besht – 1698-1760), que até aquela época tinha vivido como um tsadic oculto, começou a disseminar publicamente seus ensinamentos. Embora nada tenha acrescentado de “novo” ao Judaísmo, ele re-enfatizou verdades e doutrinas que tinham sido enterradas sob as provações do exílio: o imenso amor que D’us tem por todo judeu, o significado cósmico de toda mitsvá que uma pessoa cumpre, o significado Divino que existe em cada folha de grama, em todo acontecimento, e em cada pensamento no universo. Ele falou às massas oprimidas e aos eruditos afastados, dando significado à sua existência, e assim alegria, e também vida. Muitos discípulos foram até ele para embeber a “alma interior” de Torá, e o novo movimento passou a ser conhecido como Chassidismo. Rabi Israel faleceu a 6 de Sivan de 1760, e foi sucedido (um ano depois) pelo seu discípulo, Rabi Dov

Ber de Mezeritch.

Leis e Costumes:
Estudar a noite toda 
O Talmud relata que quando D’us veio para dar a Torá ao Povo de Israel bem cedo na manhã de 6 de Sivan, Ele os encontrou dormindo (os mestres chassídicos explicam que esta foi uma tentativa de conectá-los ao seu subconsciente, ao seu “eu” transcendente em preparação para o recebimento da sabedoria Divina). Para retificar este lapso, passamos toda a noite de Shavuot (i.e., terça-feira à noite) estudando Torá. O tradicional programa de estudos Ticun Leil Shavuot (Retificação para a Noite de Shavuot) inclui os versículos de abertura e os versículos finais de cada livro da Torá Escrita (Tanach), todo o Livro de Ruth (veja abaixo) as seções de abertura e de encerramento de cada tratado do Talmud, uma lista das 613 mitsvot, e leituras selecionadas do Zôhar e outras obras cabalistas.

Crianças na Sinagoga 
O Lubavitcher Rebe insistia que todas as crianças – incluindo bebês – deveriam ser levadas à sinagoga no primeiro dia de Shavuot para ouvirem a leitura dos Dez Mandamentos numa encenação da Outorga da Torá no Sinai. Nossos Sábios relatam que quando D’us veio para dar a Torá ao povo de Israel, Ele pediu uma garantia de que eles não a esqueceriam. “O céu e a terra serão nossos fiadores” – disseram os judeus, mas D’us respondeu que “eles não durarão para sempre”. Então o povo disse: “Nossos pais serão nossos fiadores”, mas D’us disse que “eles estão ocupados”. Foi somente quando prometemos que “nossos filhos serão a garantia”, que D’us concordou. “Estes são excelentes fiadores.”

Livro de Ruth

É costume em muitas comunidades ler o Livro de Ruth, que relata a história de Ruth, uma princesa moabita que se converteu ao Judaísmo.

Alimentos à base de laticínios
É costume comer alimentos à base de leite em Shavuot. As receitas tradicionais de Shavuot incluem cheesecake e blintzes.



Domingo, 10 Junho, 2012
20 Sivan, 5772


Nesta Data:
Mártires de Blois (1171)
Dia 20 de Sivan é aniversário do primeiro libelo de sangue na França. Nesta data em 1711, cerca de 40 judeus, homens e mulheres, foram queimados vivos na cidade francesa de Blois pela infame acusação de que os judeus usavam o sangue de crianças cristãs na preparação de matsot para Pêssach.



Segunda-feira, 11 Junho, 2012
21 Sivan, 5772



Terça-feira, 12 Junho, 2012
22 Sivan, 5772

Nesta Data:
Miriam entra em quarentena (1312 AEC)
Miriam, a irmã mais velha de Moshê, foi afligida por tsaarat (lepra) após falar negativamente sobre Moshê, e ficou de quarentena fora do acampamento por sete dias – como está relatado em Bamidbar 12.


Quarta-feira, 13 Junho, 2012
23 Sivan, 5772

Nesta Data:
Jeroboam faz uma barricada a Jerusalém (797 AEC)
Após o falecimento do Rei Shelomô em 797 AEC, Jeroboam ben Nebat, membro da tribo de Menassê, incitou dez das doze tribos de Israel a se rebelarem contra o filho e herdeiro de Shelomô, Rehoboam. A Terra Santa foi dividida em dois reinos: “O Reino de Israel” ao norte, com Jeroboam como rei e Samaria como capital; e ao sul o “Reino de Yehudá” com sua capital Jerusalém, onde Rehoboam reinou sobre as duas tribos (Yehudá e Beniamin) que permaneciam leais à casa real de David. O centro espiritual do país, porém, permaneceu Jerusalém, onde estava o Templo Sagrado construído por Shelomô, e onde todo judeu era obrigado a fazer uma peregrinação três vezes ao ano para os dias festivos de Pêssach, Shavuot e Sucot. Considerando isso uma ameaça à sua soberania, Jeroboam colocou, a 23 de Sivan, obstáculos nas estradas para impedir a peregrinação do povo a Jerusalém. Em vez disso, ele introduziu a adoração de dois ídolos na forma de bezerros de ouro, que ele consagrou nas fronteiras norte e sul de seu reino.
As barricadas permaneceram no lugar durante 223 anos, até que Hosea ben Elah, o último rei do Reino Norte as removeu em 15 de Av de 574 AEC. A esta altura, as dez tribos que ali residiam já tinham sido expulsas da terra numa série de invasões por diversos reis babilônios e assírios. A última dessas invasões ocorreu em 556 AEC, quando Shalmanessar da Assíria conquistou completamente o Reino de Israel, destruiu sua capital, exilou o último dos israelitas que ali morava, e restabeleceu o país com povos estrangeiros de Kutha e Babilônia. Estes povos – depois conhecidos como “Samaritanos” – assumiram uma forma de Judaísmo como religião, mas nunca foram aceitos como tal pelos judeus; mais tarde, construíram seu próprio templo no Monte Gerizim e se tornaram inimigos ferrenhos dos judeus. Nunca mais se ouviu falar das “Dez Tribos Perdidas de Israel”, e esperam a chegada de Mashiach para se reunirem com o povo judeu.

O Decreto de Haman é revogado (357 AEC)
Mesmo depois de Haman ter sido enforcado a 16 de Nissan de 357 AEC, seu perverso decreto de “destruir, matar ou aniquilar todos os judeus, jovens ou velhos, mulheres e crianças em um só dia, o 13º do 12º mês (Adar)” permaneceu válido. A Rainha Esther suplicou ao Rei Achashverosh para que anulasse o decreto, mas o rei insistiu que “uma ordem escrita em nome do rei, e selada com o selo do rei, não pode ser revogada.” Em vez disso, ele sugeriu a Esther e Mordechai para “escrever, sobre os judeus, à sua vontade, e selá-lo com o selo do rei.” Em 23 de Sivan, Mordechai rascunhou um decreto real dando aos judeus a licença de se defenderem e matar todos que os atacassem, e despachou-o para todas as 127 províncias do império de Achashverosh (Livro de Esther, cap.8).



Quinta-feira, 14 Junho, 2012
24 Sivan, 5772



Sexta-feira, 15 Julho, 2012
25 Sivan, 5772

Nesta Data:
Os judeus debatem perante Alexandre (313 AEC)
Vitória dos judeus no debate público com os ismaelitas, canaanitas e egípcios perante Alexandre Magno (Meguilat Taanit 3). 

Três dos "Dez Mártires" são mortos (2nd century CE)
Dentre os milhões de judeus assassinados pelos romanos estavam os "Dez Mártires" – todos grandes sábios e líderes de Israel – imortalizados numa prece especial recitada em Yom Kipur. Três deles – Rabi Shimon ben Gamliel, Rabi Ishmael ben Elisha e Rabi Chanina S'gan Hakohanim – foram mortos em 25 de Sivan.


Shabat, 16 Junho, 2012
26 Sivan, 5772

Leitura da Torá: 
Parashat Shelach



Domingo, 17 Junho, 2012
27 Sivan, 5772


Nesta Data:
R. Chananya ben Tradyon é assassinado (II séc. EC)
Rabi Chananya ben Tradyon, um dos "Dez Mártires" foi morto nesta data. Quando os Romanos descobriram-no ensinando Torá, o que era proibido pela lei, eles o embrulharam num Rolo de Torá, empilharam gravetos sobre ele e antes de atear fogo puseram tecido de lã umedecido sobre ele para prolongar a agonia de ser queimado até a morte.
Quando as chamas o engolfaram, seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, o que vê?" Rabi Chananya respondeu: "Vejo um Rolo queimando, mas as letras voando até o Céu."

Shabat Mevarechim 
Este Shabat é Shabat Mevarechim (o Shabat que “abençoa” o novo mês): uma prece especial é recitada abençoando o Rosh Chodesh (Cabeça do Mês) do mês vindouro de Tamuz, que cai no Shabat e no domingo da próxima semana.
Antes da bênção, anunciamos a hora exata do molad, o “nascimento” da lua nova.
É costume Chabad recitar todo o Livro de Salmos antes das preces matinais, e promover farbrengens (reuniões chassídicas) no decorrer do Shabat.

Ética dos Pais: Capítulo 3
Em preparação para a Festa de Shavuot, estudamos um dos seis capítulos da Ética dos Pais do Talmud (Avot) na tarde de cada um dos seis Shabatot entre Pêssach e Shavuot; esta semana estudamos Capítulo Três. (Em muitas comunidades – e este é o costume Chabad – o ciclo de estudo é repetido durante todo o verão, até o Shabat anterior a Rosh Hashaná.)


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